Os filhotes devem estar aquecidos e alimentados. O melhor lugar para que eles fiquem assim é ao lado da mãe, desde que ela cuide bem deles.
Sempre deve-se observar se eles ganham peso diariamente (10% do peso ao nascer por dia), se mamam e logo depois urinam e defecam. Choros intermitentes podem indicar algum tipo de alteração.
A seguir estão listadas as principais recomendações para a vida de um filhote:
Aleitamento artificial
Se necessário for, dar leite de cabra (UHT Integral) na medida de uma xícara adicionada de 1 colher de café de leite condesnsado.
Amornar e dar para o filhote em posição com a cabeça superior ao corpo em intervalo de cada duas horas.
Desmame
A alimentação sólida (papinha) pode ser introduzida aos filhotes a partir de 21 dias de idade. Este momento pode acontecer mais tarde, por volta de 30 dias.
Vermifugação
Filhotes: devem ser vermifugados com 2, 4, 8 e 12 semanas e aos 4, 5 e 6 meses.
Mãe: deve ser vermifugada juntamente com a ninhada.
Verificar com seu médico veterinário um vermífugo seguro para esta fase.
Ectoparasitas
Caso se perceba a presença de pulgas e/ou carrapatos nos filhotes pode ser utlizado um spray desde que seja seguro. Consulte seu médico veterinário quanto a isto.
Vacinação
Os filhotes devem ser vacinados contra Cinomose, Hepatite Infecciosa Canina, Adenovírus, Coronavírus, Parainfluenza, Parvovírus Canino e Leptospirose a partir da 6ª semana de idade com reforços a cada 21 dias até completarem 12 semanas. E a vacina anti-rábica deve ser dada a partir do 5 mês de idade.